Podemos constatar que a maioria das pessoas não gosta ou tem dificuldades em aprender Matemática. Ocorre que muitos concursos cobram esta matéria. Portanto, quem não gosta está em desvantagem. Então, como fazer para gostar de matemática?
1. Gostamos do que conhecemos
Quanto mais conhecermos de uma matéria, a tendência é gostarmos mais dela. Por outro lado, não gostamos daquilo que não conhecemos. Vamos lembrar das matérias que mais gostávamos no colégio. Agora pergunto: não eram as matérias que mais gostávamos as que mais conhecíamos e tirávamos as melhores notas? Se a resposta for sim, temos o primeiro passo para gostarmos de matemática: conhecê-la. E não há melhor forma de conhecer que estudá-la com frequência.
2. Estudamos mais aquilo que gostamos
Sim, é normal estudarmos mais a matéria que gostamos do que as que não gostamos. E isso é fácil de entender o porquê. Se isso acontece com você, sugiro que programe uma pequena parte do seu tempo para estudar apenas as matérias que você não gosta, como matemática. Com o passar dos dias, tente aumentar, aos poucos, o tempo que você estuda a matéria que não gosta. Desta forma, gradativamente, você irá conhecer mais de matemática e, como vimos no item anterior, passará a gostar mais dela.
3. Ganhe confiança resolvendo exercícios
A resolução de exercícios ajuda a fixar a matéria, especialmente as que temos mais dificuldades em memorizar. A constância na resolução de exercícios contribui para uma melhor memorização da matéria.
4. Prefira livros adequados ao seu objetivo
É necessário escolher bons livros, com a didática adequada para o seu objetivo. Livros não adequados podem dificultar seu aprendizado. Se possui dificuldade em entender a matéria, prefira livros com linguagem mais simples e didáticas a livros muito técnicos. Espero que essas dicas tenham ajudado!